Configurando a Chave OpenAI
Para começar a utilizar os assistentes de IA, é necessário fazer uma integração com o OpenAI. Siga os passos abaixo:
- Acesse a aba Assistentes de IA no painel do ChatFunnel.
- Clique em Configurar chave OpenAI.
- Siga o link fornecido para o site da OpenAI: https://platform.openai.com/
- Crie uma conta ou faça login no site.
- Navegue até a área Painel e depois clique em Chaves de API.
- Crie uma nova chave de API e copie.
- Volte ao ChatFunnel e cole a chave no campo Insira sua chave OpenAI.
Observação: Para utilizar o GPT, é necessário fazer um depósito mínimo de $5,00 dólares. O sistema funciona com créditos: quanto mais interações o assistente fizer, mais créditos serão consumidos.
Lembrando que todas as informações sobre valores e modelos GPT estão disponíveis dentro da OpenAI, basta clicar em: https://platform.openai.com/docs/guides/rate-limits para saber mais sobre como funcionam os limites de taxas.
Criando e Treinando Seu Assistente de IA
Com a chave OpenAI configurada, você está pronto para criar e treinar seu assistente de IA. Siga os passos abaixo para configurar um novo assistente utilizando prompts específicos:
- Clique em "Adicionar Assistente" no painel do ChatFunnel.
Roteiro Base para Criar Assistentes de IA
Para criar um assistente eficaz, é importante definir alguns parâmetros que ajudarão a direcionar as interações. Aqui estão os componentes essenciais:
- [PERSONALITY]: Defina a personalidade do assistente. Isso pode incluir o tom, o nível de formalidade e outros aspectos que vão moldar o comportamento do assistente.
- [CONTEXT]: Defina o contexto em que o assistente vai interagir com os usuários, como atendimento ao cliente, vendas ou suporte técnico.
- [OBJECTIVE]: Determine o objetivo da interação. Por exemplo, o assistente pode coletar dados ou direcionar os leads para uma página de vendas.
- [FAQ]: Adicione as perguntas e respostas frequentes para que o assistente possa responder de forma rápida e eficaz.
Dica: É essencial fornecer dados importantes como contato ou informações contextuais claras para evitar respostas errôneas ("delírios") por parte do assistente.
Mapeamento dos Dados e Consultas Externas
O ChatFunnel permite mapear dados coletados pelo assistente durante as interações. Informações como nome, e-mail e preferências dos leads podem ser armazenadas para ações futuras.
Além disso, os assistentes podem realizar consultas externas integrando-se com outras APIs por meio de conexões webhook. Exemplos de consultas incluem consultas de estoque, agendamento de compromissos, envio de links de pagamento entre outros.
Testando o Assistente de IA
Antes de implementar o assistente em automatizações reais, é conveniente testá-lo. Na lateral direita da tela de configuração, existe uma aba para simular conversas com o assistente. Essa funcionalidade permite ajustar o comportamento e garantir que ele atenda às expectativas antes de ser aplicado em interações com leads.
Inserindo o Assistente de IA dentro do Flow
Antes de implementar o assistente em automatizações reais, é conveniente testá-lo. Na lateral direita da tela de configuração, existe uma aba para simular conversas com o assistente. Essa funcionalidade permite ajustar o comportamento e garantir que ele atenda às expectativas antes de ser aplicado em interações com leads.
Passo a Passo para Criar um Flow com Assistente de IA
Passo 1:Criação do Gatilho da automação:
- Acesse o Gestor de Automação no painel do ChatFunnel.
- Clique em Adicionar Automação.
- Defina um gatilho para o fluxo.
Passo 2: Adicionar o Assistente de IA no Flow
Após definir o gatilho, é hora de inserir o assistente previamente treinado e configurado dentro da automação:
- Puxe o próximo passo a partir do gatilho: aqui vamos selecionar a opção "Assistente de IA".
- escolha o assistente desejado: Neste passo nós precisamos analisar para qual contexto e demanda cada assistente pode ser inserido dentro das automações.
- Criar e publicar automação: Por ultimo, basta salvar a automação para que ela esteja habilitada a fazer interações com os leads.
Exemplo Prático: Criando um Chatbot Condicional com Assistente de IA
Na prática, um flow com assistente de IA poderia funcionar assim:
- Gatilho: O lead digita “Quero mais informações” no Direct Message (DM) do Instagram.
- Ação: O assistente envia uma mensagem com um botão direcionando para um site ou vídeo com mais informações, além de responder a possíveis dúvidas.
Com este fluxo, você poderá observar como o assistente se comporta em situações práticas e interagir com os leads de forma automática e personalizada.
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